Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2009

Óculos escuros muito mais que acessorio !


Os óculos escuros já foram muito usados para apagar vestígios de "quem não tem colírio", segundo Raul Seixas. Hoje eles representam modernidade e beleza, além de quebrarem um galhão ao evitar a incidência dos raios de sol sobre a retina. Exatamente por esta última função é que eles devem ser usados com muito critério.

Não basta escolher um modelo descolado e da última moda. "É necessário, primeiramente, adequá-lo às atividades em que vai ser usado. No caso de esportes outdoor, isso é crucial. Existem armações e lentes específicas para ciclismo, remo, vela, esportes com bola, esqui e outros. Tudo vai depender do tipo de iluminação e da proteção contra as principais causas de trauma ao olho naquela atividade", diz o oftamologista Walner Daros dos Santos, colaborador do setor de doenças externas oculares e córnea da Escola Paulista de Medicina, Unifesp.

Outro motivo para ficar alerta é se a lente do modelo escolhido possui filtros protetores. "Eles fazem uma blindagem contra raios luminosos nocivos. Esses raios, da mesma forma que aumentaram o índice de doenças de pele, aumentaram a incidência de doenças oculares. Os raios ultravioletas nocivos podem trazer catarata e doenças degenerativas de retina. Já existem lentes terapêuticas que fazem essa proteção específica , principalmente em pacientes na terceira idade e com alguns sintomas", diz o oftamologista.

A cor da lente não influi na eficácia em proteger os olhos dos efeitos lesivos do sol. Preta, verde ou marrom, o que importa é que elas tenham fatores de filtros específicos. "A má escolha pode trazer perda de qualidade de visão, dor de cabeça, vermelhidão ocular, lacrimejamento, cansaço visual e inapetência às atividades visuais. A lente de má proteção solar expõe o indivíduo aos raios nocivos, aumentando a incidência de catarata e doenças degenativas de retina no futuro", completa.

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário