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quarta-feira, 20 de maio de 2009

Maquiagem para homem



Maquiagem para homem não é invenção da contemporaneidade. Desde a antiguidade os homens colorem o rosto. No Antigo Egito, os homens pitavam os olhos de preto, com pó de Khol, que protegia os olhos dos ventos e das areias. No período renascentista, os europeus aplicavam pó de arroz no rosto, símbolo da realeza, e rouge na face para disfarçar a palidez. Os índios então, nem se fala, desde sempre usam a maquiagem em cultos religiosos e os guerreiros capricham nas cores quando vão para a guerra.

Hoje, em grande maioria, a maquiagem para homens entra em campo para efeito de correção, anti-brilho e disfarces. E mesmo para esses fins, eles ainda dão cartão vermelho ao uso de produtos como protetor solar com base fluida ou em spray, protetor labial hidratante (evita queimaduras provocadas pelo ar-condicionado e pelo sol), corretivo para a área dos olhos, lençinhos e produtinhos para controlar a oleosidade do rosto. Acervo básico se comparado ao dream time usado pelo público feminino.

Celebridades e grandes executivos, como o ator americano Brad Pitt, que tem o trabalho ligado à imagem pessoal, e homens que vão comparecer a grandes eventos, como noivos e palestrantes, por exemplo, são os que mais se utilizam dos benefícios da maquiagem. Um make up bem feito dá aparência de quem está sempre de férias, disfarça olheiras, irritações provocadas pelo barbeador e marcas de acne. Além de deixar a pele uniforme e tratada, pois os produtos modernos contêm hidratantes, nutrientes e anti-oxidantes.

O estilista Jean-Paul Gaultier, que não é bobo, pretende conquistar esse nicho de mercado, que movimentou US$ 36 bilhões, em todo o mundo, em 2007, e lançou, neste ano, a primeira linha de cosméticos e maquiagem exclusivamente masculina, a Jean-Paul Gautier Monsieur. Prova de que a vaidade masculina está em alta e vai vencer os preconceitos.

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